sexta-feira, 30 de novembro de 2007
REVIRAVOLTA
A obra vai estar agora em exposição no Museu Nacional de Arte Antiga, ao lado da "Fuga para o Egipto", o outro quadro de pintor veneziano em exposição no Museu das Janelas verdes.
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
CLÃ NO GATO
Então "Prontos"aqui está o vídeo que é "tipo", "show di bola!"
A DEPOSIÇÃO DE CRISTO NO TÚMULO
A Deposição de Cristo no Túmulo, óleo sobre tela, 1769-1770
Giovanni Battista Tiepolo(1696-1770)
Este nosso país é um poço de surpresas... Há poucos dias descobriu-se no Mosteiro de Singeverga, em Santo Tirso, o que parece ser um verdadeiro Tintoretto. Agora a Ministra da Cultura descobriu que havia um Tiepolo em Portugal que, por acaso, até estava classificado pelo estado português desde 1939.
A "Deposição de Cristo no Túmulo" vai hoje a leilão e a base de licitação é de 1,25 milhões de euros. Manuel Bairrão Oleiro, director do IMC já veio dizer que o organismo que gere não tem dinheiro para adquirir o quadro. A Ministra diz que também não é possível recorrer ao mecenato para comprar a obra.
Acontece que, estando classificado pelo estado português, seja quem for que venha a adquirir o quadro não poderá sair com ele do país sem o aval do Ministério da Cultura, pelo menos foi o que eu percebi.
Visto que os orçamentos da cultura já foram sacrificados a favor de José Berardo, esse grande mecenas da arte, o Abramovich português, vamos todos fazer uma vaquinha para comprar a obra e assim poupar a nossa querida ministra a mais um embaraço. Pelo menos, de vez em quando, lá vamos sabendo que ela existe.
terça-feira, 27 de novembro de 2007
HOMOSEXUALIDADE NO MUNDO ANIMAL
Vi este documentário há uns anos na televisão e fiquei fascinado. Sabiam que existem mais de 400 espécies animais neste planeta com comportamentos homosexuais?
Infelizmente estas cenas nunca são mencionadas nos documentários sobre vida animal, este foi mesmo uma excepção. Se alguma vez tiverem oportunidade vejam este fabuloso documentário da national Geographic
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
LEMBRA-TE DE CESARINY
"Gostava de ter uma daquelas mortes boas, em que uma pessoa se deita para dormir e nunca mais acorda"
Mário Cesariny de Vasconcelos, "Autografia"
Lembra-te
Lembra-te
que todos os momentos
que nos coroaram
todas as estradas
radiosas que abrimos
irão achando sem fim
seu ansioso lugar
seu botão de florir
o horizonte
e que dessa procura
extenuante e precisa
não teremos sinal
senão o de saber
que irá por onde fomos
um para o outro
vividos
Mário Cesariny
Imagem: Henri Cartier-Bresson
Faz um ano que ele partiu, parece que foi ontem.
domingo, 25 de novembro de 2007
sábado, 24 de novembro de 2007
FREDDIE MERCURY IN MEMORIAM
Quando era miudo lembro-me que a RTP não passava tanta públicidade e nos intervalos dos programas costumava haver vídeos musicais ou desenhos animados.
Entre os vídeos lembro-me que os Queen eram dos que mais rodavam na televisão pública. Essa é a minha primeira recordação do Freddie Mercury, um gajo com fatos esquisitos, abertos á frente a mostrar a peitaça peluda.
Os Queen dos anos setenta são os meus preferidos, talvez por ser uma fase mais hard-rock e menos comercial. O certo é que a sua música nunca perdeu encanto, nem mesmo a mais comercial.
Os Queen foram a primeira banda a perceber a importância dos vídeo-clips e tudo começou com Bohemian Rapsodhy.
No dia em que se assinalam os 16 anos da sua morte de Freddie Mercury deixo aqui a minha homenagem com dois vídeos:
Um dos anos setenta e o segundo já dos anos noventa. Quando o vídeo foi rodado o estado de saúde do vocalista já era bastante débil o que não impede que seja um dos mais belos vídeos da banda.
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
O MEU NOME
Já conhecia o significado do meu nome, por curiosidade segui a pista do André Benjamim e deu nisto:
?: Significa pequeno e indica uma pessoa com muita disposição e um otimismo contagiante. Encara cada dia como um novo
degrau para obter o desenvolvimento material e social. Dono de uma ambição inata, planeja cuidadosamente os passos da sua
caminhada para o sucesso. Do latim "pouco, pequeno".
?:Significa Deus está conosco e indica um ser humano em busca do conhecimento que lhe permitirá tomar as rédeas do
seu destino. Hábil e astuto, consegue o que quer quando não se deixa dominar pela ansiedade. Os pais precisam ensiná-lo a
esperar com calma.
No segundo nome faltou só dizer que é de origem hebraica.
Só tenho a dizer que o meu primeiro nome até corresponde à minha estatura. Quanto ao perfil psicológico está um pouco longe da realidade.
Realmente é engraçado como o meu nome tem uma grande carga religiosa. Logo eu que não morro de amores por essas coisas.
Tiradao daqui: Os Nomes e os seus significados
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
A IGNORÂNCIA HUMANA
OS EIGHTIES, MUSICAS E MEMÓRIAS
É engraçado como nos impingem esta história da moda, fala-se em novidades, vanguarda, inovação vai-se a ver e não tem nada de novo. É só olhar à nossa volta e parece que recuámos até à década de oitenta. Nunca me interessei por moda mas no outro dia estava a ver uma reportagem e fartei-me de rir porque se previa que 2008 ia fazer reviver o espírito dos chamados "neo-românticos" do início da década de oitenta. Hoje a imprensa e a blogosfera vieram confirmá-lo com as críticas ao mais recente álbum dos velhinhos Duran Duran.
"Red Carpet Massacre" é o novo trabalho da banda de Simon le Bon e companhia e, já está anunciado como o melhor trabalho da banda desde o mítico "Rio" de 1982. Deste disco apenas conheço "Falling Down" que tem um bonito vídeo e "Nite Runner", gostei da música não do vídeo que parece de uma banda de rap. A isto não será estranho o facto de Timbaland ser o produtor do disco que também tem a colaboração do Sr. Justin Timberlake, o ex da Britney que nunca me convenceu musicalmente.
Pela amostra o disco parece interessante, não sei se merecerá todo este barulho, logo se verá.
Os Duran Duran surgiram em finais da década de 70 e o nome da banda é inspirado na personagem Durant-Durant, interpretada por Milo O'Shea no Filme Barbarella(1968) de Roger Vadim. Foram das primairas bandas a saber aproveitar o fenómeno MTV que emergia na altura. Algumas belas canções ilustradas por magníficos vídeos muito bem monstados não tardaram em fazer as maravilhas das adolescentes da época.
Em 1981 era lançado o primeiro álbum; "Duran Duran" que vendeu cerca de 6 milhões de cópias. "Girls on film" e "Palnet Earth" foram os dois grandes sucessos do álbum que abriram a porta para o disco seguinte, "Rio" que é um dos meus discos preferidos da década de 80. Nunca me cansei de ouvir canções como "Save a Prayer" ou "Hungry Like The Wolf". E como eu sonhava com grandes aventuras nos lugares paradisíacos onde eles rodaram aqueles vídeos.
Hoje falo tanto deles porque tiveram uma grande importancia na minha pré-adolescência. Chegaram a ser a minha banda preferida na altura.
Foi em 1981 que o fenómeno explodiu em Portugal que já começava a pescar as tendências que vinham de fora. Eu teria os meus 11 anos quando vi pela primeira vez o vídeo "Girls on Film" que passava na televisão e que também rodava nas poucas estações de rádio que havia na época. Eram quatro carinhas bonitas com penteados e roupas muito estranhos.
Por essa altura era um menino tímido que, chegado de uma terrinha transmontana, veio cair de pára-quedas na cidade. Para mim viver em Oeiras foi como aterrar num planeta completamente diferente no entanto foram dois anos fabulosos.
Tenho um grande carinho pelos anos oitenta, foram os melhores da minha vida. Foram os anos das descobertas: Do amor, do corpo, da sensualidade e acima de tudo da vida.
Na banda sonora da minha vida os Duran Duran não duraram muito mas foram três anos e dois álbuns muito intensos. Depois de "Rio" a música deles deixou de me interessar e começaram a inspirar algumas das bandas dos anos 80 que mais odiei como Wham, Modern Talking e outros.
Não sei se já repararam na secção de vídeos aqui ao lado, tenho tentado fazer uma escolha músical que tenta abordar a temática gay, não só nos vídeos como no tema das canções. Como não conheço década mais gay em termos musicais que os anos 80 vou passar durante uns tempos alguns dos vídeos que fizeram parte da minha banda sonora dos anos dessa década. Por aqui deverão rodar os Pet Shop Boys, Depeche Mode, Duran Duran, Human League, Classix Nouveaux entre outros.
Para já começo com um grande êxito do início da década; Visage e "Fade to Grey". Os Visage foram uma banda que apenas teve um sucesso mas por lá passaram Midge Hure e Billy Currie dos Ultravox.
O BAIRRO DO AMOR
O Bairro do Amor
No bairro do amor a vida é um carrossel
Onde há sempre lugar para mais alguém
O bairro do amor foi feito a lápis de côr
Por gente que sofreu por não ter ninguém
No bairro do amor o tempo morre devagar
Num cachimbo a rodar de mão em mão
No bairro do amor há quem pergunte a sorrir:
Será que ainda cá estamos no fim do Verão?
Eh pá , deixa-me abrir contigo
Desabafar contigo
Falar-te da minha solidão
Ah, é bom sorrir um pouco
Descontrair um pouco
Eu sei que tu compreendes bem
No bairro do amor a vida corre sempre igual
De café em café, de bar em bar
No bairro do amor o Sol parece maior
E há ondas de ternura em cada olhar
O bairro do amor é uma zona marginal
Onde não há prisões, nem hospitais
No bairro do amor cada um tem que tratar
Das suas nódoas negras sentimentais
Eh pá , deixa-me abrir contigo
Desabafar contigo
Falar-te da minha solidão
Ah, é bom sorrir um pouco
Descontrair um pouco
Eu sei que tu compreendes bem
Jorge Palma
Foto: Special K
domingo, 18 de novembro de 2007
O MEU SONHO
Fui desafiado pelo André Benjamim para revelar o meu grande sonho. A idéia é revelar o teu maior sonho, tem que ser um sonho louco e arrojado. Pelo menos foi o que eu percebi.
As regras estão em inglês e, tal como o Benjamim, não tenho tempo nem paciência para traduzir tudo mas creio que vocês percebem:
The Rules
1. Reveal your dream for the world to see, either on your blog (if you’re a blogger) or in the comments of a blog (like this one).
2. Remember, it’s a dream - so aim high! If your inner critic tells you that your dream isn’t “realistic”, tell your inner critic to take a hike. State one of your wildest dreams AS IS.
3. Tag some other bloggers, or friends. Don’t forget this step!
4. Links back to this post are appreciated, but not essential. You could just mention that you’re responding to the Reveal Your Dream challenge on NeilSattin.com.
5. That’s it - start manifesting
6. One last thing
You’re allowed to have many dreams, but you don’t have to reveal EVERYTHING for the world to see - just pick one of them for this challenge. Also, the beauty of being human and having the freedom of choice is that you can always change your mind - and by setting the wheels in motion for the dream you mention you’ll be able to make an informed choice. Reveal your dream for the world to see. It’s risky, but I promise you’ll thank me down the road. Oh, and please keep in touch - I want to hear how it all goes!
O meu sonho é partir... Sair contigo por esse mar azul em busca de aventura.
É poder amar-te à luz da lua em cima de um convés e depois adormecermos abraçados debaixo das estrelas.
Confesso que este meu sonho é levemente inspirado no quadro acima: "L'oubli des Passions" de Jean Delville (1867-1953)
Agora vou quebrar o meu protocolo, porque tal como o Benjamim, também sou cusco e vou passar o desafio aos seguintes bloguistas:
Zé e Paulo: Felizes Juntos
Pinguim: Whynotnow
Rato do Campo: Boa Noite e um Queijo
Angell: Imagine You and me Forever
Viz e Inha: As Vossas Vizinhas
sábado, 17 de novembro de 2007
QUARTETO ENCERRADO
"Um dia numa sala do quarteto
Passou um filme lá do hospital
Onde o esquecido filmado no gueto
Entrava como artista principal"
Ala dos Namorados, "Loucos de Lisboa"
Eles dizem que vai reabrir no fim do mês, o certo é que o futuro do Quarteto está outra vez tremido.
Lembro-me bem da minha primeira sessão no Quarteto, tinha 17 anos e em cartaz estava uma reposição da "Laranja Mecânica" de Kubrick. Desde então voltei diversas vezes à salas da rua Flores do Lima, sempre para ver bom cinema, geralmente para ver filmes que nunca tinha visto no grande ecrã. Engraçado que é a única sala de cinema onde me lembro do primeiro e do último filme que vi. O último foi precisamente "As Vidas dos Outros", um belíssimo filme do realizador alemão Florian Henckel von Donnersmarck.
Ontem mandaram o cinema fechar as portas devido a problemas de segurança. Esperemos que abra já no fim do mês como está prometido senão estamos cada vez mais reduzidos ao "cinema pipoca" dos centros comerciais.
Notícia: Público
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
MATT DAMON, THE SEXIEST MAN ALIVE
Não sei se seria a minha primeira escolha mas o certo é que não resisto a estes gajos com cara de puto reguila.
A FORMALIDADE PORTUGUESA
Sabemos que as mudanças na nossa sociedade são muito lentas. Em termos de mentalidade, os portugueses ainda estão muito atrasados em relação à tal Europa onde pretendemos estar integrados.
É verdade que gostamos de armar em modernos com o último grito em telemóveis, mp3 ou Ipod mas também é verdade que continuamos com o arcaico, anedótico e ultrajante tratamento académico. Em pleno século XXI somos o único país do mundo onde há doutores que não são médicos ou cientistas. Ainda somos um país onde para se ter credibilidade tem que se usar fato e gravata. Confesso que os maiores bandidos que eu conheço usam fato e gravata e costumam parar ali para os lados de S. Bento.
Por isto tudo é de louvar a atitude de José Alberto de Carvalho que apresentou um telejornal sem gravata. Apesar das críticas de alguns colegas, as pessoas em geral nem ficaram chocadas. Pode ser que agora algumas coisas comevem a mudar em Portugal e, mais importante que a gravata seria acabar de vez com os tratamentos académicos na vida profissional.
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
ROMÂNTICO
What type of gay guy are you?
You are the romantic type! You fall for candlelight dinners and sunsets on the beach. You love gazing into your BF's eyes when you make love.
Quiz by JustGuys.net - Find Hot Guys. Take the quiz>
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
ADOPÇÃO, LUZ AO FUNDO DO TÚNEL?
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
IAN CURTIS
Aparecem como um furacão, vivem intensamente e morrem jovens. Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain, Janis Joplin, Nick Drake ou os Buckley. Destes, só alguns ficaram famosos mas todos eles criaram uma espécie de culto à sua volta, deixando uma grande legião de fãs que os adora como se fossem os novos deuses do Olímpo.
Entre os deuses do Rock, encontra-se este senhor que dava pelo nome de Ian Kevin Curtis.
Corria o ano de 1976, Bernard Sumner, Peter Hook, Ian Curtis e Stephen Morris, quatro jovens de Manchester, decidem formar uma banda a que dão o nome de "Warsaw". Como já havia uma banda com nome parecido, o nome é alterado para Joy Division.
Tony Wilson, que havia fundado recentemente a "Factory Records" não perde tempo em contratar a nova promessa da música britânica. Segundo reza a lenda o contracto foi assinado com o próprio sangue de Wilson.
Em 1978, sai "Unknown Pleasures", o primeiro álbum da banda. Neste belíssimo disco já é bem visível o lado negro e depressivo de Curtis, através das suas letras. Temas como "Disorder", "New Dawn Fades" ou "She´s Lost Control" já adivinhavam que algo estava a mudar na música que se fazia na altura.
No dia 18 de Maio de 1980 Ian Curtis enforca-se na sua cozinha. Horas antes, chegara a casa, abrira uma garrafa de whisky, que bebera ao som de "Idiot" do Iggy Pop. Sabe-se também que viu na televisão, o filme "Stroszek" de Werner Herzog, antes de se suicidar.
Deixou apenas uma pequena nota onde se podia ler: "Já não aguento mais".
O colapso do seu casamento com Deborah Curtis e as constantes crises de epilépsia são os mais fortes motivos apontados para o suícidio do músico britânico, tinha apenas 23 anos.
"Closer", o segundo álbum da banda seria posto à venda pouco tempo depois da morte de Curtis, já a sua estrela brilhava no Olímpo do Rock n' Roll.
Esta semana estreia finalmente nas salas portuguesas "Control", o "biopic" de Anton Corbijn, com Sam Riley no papel de Curtis.
Sobre Curtis ficaram as palavras de Al Berto:
"depois dança contorce-se embriagado
cobre o rosto suado com a ponta dos dedos espalha
sangue e cuspo construindo a sua derradeira máscara
cai para dentro do seu próprio labirinto
como se a verticalidade do corpo fosse um veneno"
Quanto a mim, só espero que "o amor nunca nos separe".
domingo, 11 de novembro de 2007
PEIXEIRADA NA CIMEIRA
sábado, 10 de novembro de 2007
NORMAN MAILER
FESTA NA ILGA
Ainda antes da festa a ILGA vai entregar os Prémios Arco-Íris deste ano.
Os contemplados são:
Francisco Pinto Balsemão: Confesso que nunca simpatizei muito com o homem. No entanto a minha opinião mudou porque pouca gente, ou quase ninguém faria o que ele fez; conceder uma licença a um pivot da SIC para este contrair casamento com outro homem no Canadá. Mais que merecido este prémio.
Tardes da Julia: Se estranharam este prémio vejam aqui, aqui e aqui. Vale a pena ver estes vídeos para nos apercerbermos do rídiculo das nossas leis,.
Luís Filipe Rocha, realizador do filme "A Outra Margem", Pedro Abrunhosa e Elza Pais da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres são os restantes premiados.
A cerimónia de entrega de prémios será hoje pelas 18h no CCGLL na R. de S. Lázaro.
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
FRESCOS DA CAPELA SISTINA
Ainda a propósito das Pilinhas no Vaticano gostava de deixar aqui esta questão:
Será que João Paulo II ou Bento XVI teriam a audácia de aceitar um artista homossexual a trabalhar no Vaticano, mesmo sendo um dos maiores génios da história das artes?
Será que deixavam algum artista decorar o tecto da Capela Sistina com frescos representando belos homens, musculados e com a pilinha à mostra?
Imagens: Pormenores dos frescos de Michelangelo na capela Sistina em Roma.
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
VIDRAR VEL TIL LOFTARASA
Quem me conhece há mais tempo já viu este vídeo por aqui e por outros blogues meus, já para não falar no Hi5.
Ultimamente e a propósito do lançamento de "Heima", o recente DVD editado pela banda islandesa, os Sigur Rós parece que estão em alta, com boas críticas nos jornais e na blogosfera.
Por isso volto à carga com este clip lindíssimo, um autêntico hino contra a intolerância.
Um vídeo que já vi tantas vezes mas que me deixa sempre com a lagrimita no canto do olho.
Se tiverem tempo e paciência explorem os outros vídeos da banda no YT, são todos fantásticos.
terça-feira, 6 de novembro de 2007
FESTIVAL DE BARCELONA COMEÇA COM POLÉMICA
De referir que o uso da imagem foi autorizado pelos pais.
Se quiserem deixem a vossa opinião.
Podem acompanhar a polémica em Publico.es
e em: http://www.publico.es/espana/013330/no/entiendo/donde/sale/polemica
domingo, 4 de novembro de 2007
GIRLS JUST WANNA' HAVE FUN
...AND BOYS TOO...
Ainda se lembram desta senhora? Ela anda por aí numa digressão em defesa dos direitos dos homossexuais. A "True Colours Tour" é composta por artistas como Dresden Dolls, Rufus Wainright além de mais duas relíquias dos anos oitenta; Erasure e Debbie Harry.
sábado, 3 de novembro de 2007
E SE NÃO PUDESSES CASAR COM A PESSOA QUE TU AMAS?
Tanto nos jornais como na internet, leio que cada vez mais paísestêm vindo a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Portugal que esteve na linha da frente na abolição da escravatura e da pena de morte, continua indiferente a isto tudo.
Quero aqui louvar a coragem da Teresa e da Lena, duas mulheres que tiveram "tomates" para dar a cara e lutar pelos seus direitos.
Tenho dito várias vezes que o casamento não é uma opção para mim. No entanto acho que é uma questão de direitos humanos, uma pessoa poder casar com a pessoa que ama.
Como eu costumo dizer, "amamos pessoas, não sexos".
Acho que está na hora de obrigar os nossos políticos a tomar uma decisão.
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
HOMOFOBIA NO FUNERAL
Um tribunal americano condenou uma igreja batista do Kansas ao pagamento de uma multa por ter convocado uma manifestação contra homossexuais durante o funeral de um fuzileiro morto no Iraque.
Matthew Snyder, morreu no Iraque ao serviço do seu país. Imaginem a dor de um pai que ao enterrar o filho é obrigado a ouvir insultos do tipo: " Graças a Deus pelos soldados mortos", "tropa de maricas", ou o já habitual "Deus odeia homossexuais". Abalado, Albert Snyder, decidiu processar a Igreja Batista de Wetsboro, responsável pela convocação da manifestação e ganhou a acção.
O que me choca nisto tudo é que sei que os americanos, no seu forte nacionalismo, têm um profundo respeito por todos aqueles que morrem ao serviço do seu país. Quando vem um grupo de fanáticos dizer que os soldados americanos só morrem porque os EUA permitem a existência de homossexuais no país, isto é um profundo insulto e isto só torna essas pessoas iguais aos próprios fanáticos que tentam combater.
Quando segui o rasto desta notícia e encontrei esta foto no site da Globo fiquei ainda mais chocado por usarem crianças para passarem as suas mensagens de ódio.
É por estas e por outras que tenho cada vez mais aversão a tudo o que seja religião.
Site sobre Matthew Snyder
THE WEEPING SONG
Go son, go down to the water
And see the women weeping there
Then go up into the mountains
The men, they are weeping too.
Father, why are all the women weeping?
They all are weeping for their men
Then why are all the men there weeping?
They are weeping back at them.
This is a weeping song
A song in which to weep
While all the men and women sleep.
This is a weeping song
But I won't be weeping long.
Father why are all the children weeping?
They are merely crying son.
O, are they merely crying father?
Yes, true weeping is yet to come.
This is a weeping song
A song in which to weep
While all the little children sleep.
This is a weeping song
But I won't be weeping long.
O father tell me are you weeping?
Your face seems wet to touch.
O then I'm so sorry father
I never thought I hurt you so much.
This is a weeping song
A song in which to weep
While we rock ourselves to sleep.
This is a weeping song
But I won't be weeping long
No. I won't be weeping long
Nick Cave
Foto: Rui de Almeida Cardoso
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
A OUTRA MARGEM
«A Homossexualidade e a Síndrome de Down são, ainda hoje, estigmas que exilam seres humanos para A Outra Margem da vida.
A moral tradicional na mensalidade dominante é, ainda hoje, causa incontornável de exclusão e afastamento.
Iluminar e exibir a humana normalidade dos “anormais” é confrontar os “normais” com a sua própria e intima “anormalidade”.
É propor uma ponte de compreensão entre as duas margens.»
Luís Filipe Rocha
Uma história por vezes cómica, por vezes comovente sobre dois seres, que, por viverem nas margens da sociedade, vão iniciar uma grande amizade.
Devastado com o suícidio do seu namorado, Ricardo(Filipe Duarte) entra em depressão e tenta também ele acabar com a vida. É assim que recebe a visita da irmã, Maria (Maria D'Aires), e regressa à sua terra natal onde ainda o aguardam alguns fantasmas do passado: Uma noiva abandonada(Sara Graça)e a mágoa do pai que nunca lhe perdoou.
Vasco(Tomás Almeida) é o sobrinho de Ricardo. Um jovem que apesar de sofrer de Sindrome de Down possuí uma transbordante alegria de viver e o seu grande sonho é ser actor de teatro. Vasco aceita com naturalidade a orientação sexual do tio e assim vão desenvolvendo uma boa amizade.
À margem, estão também as relações entre homossexuais e seus familiares. Tocante a cena em que Pedro procura o pai(Horácio Miguel) e quando se encontram estão ambos separados pelas águas do Tâmega, cada um em sua margem. Uma barreira que ambos querem transpôr mas não conseguem.
Alegre, mas também comovente, sem chegar ao choradinho, "A Outra Margem" é um belo filme que merece ser visto.
Já agora, só por curiosidade, o carocha que o Ricardo conduz no filme é lindo! Se pudesse era o meu carro.
Site Oficial
Trailer: