sábado, 17 de novembro de 2007

QUARTETO ENCERRADO


"Um dia numa sala do quarteto
Passou um filme lá do hospital
Onde o esquecido filmado no gueto
Entrava como artista principal"

Ala dos Namorados, "Loucos de Lisboa"


Eles dizem que vai reabrir no fim do mês, o certo é que o futuro do Quarteto está outra vez tremido.

Lembro-me bem da minha primeira sessão no Quarteto, tinha 17 anos e em cartaz estava uma reposição da "Laranja Mecânica" de Kubrick. Desde então voltei diversas vezes à salas da rua Flores do Lima, sempre para ver bom cinema, geralmente para ver filmes que nunca tinha visto no grande ecrã. Engraçado que é a única sala de cinema onde me lembro do primeiro e do último filme que vi. O último foi precisamente "As Vidas dos Outros", um belíssimo filme do realizador alemão Florian Henckel von Donnersmarck.

Ontem mandaram o cinema fechar as portas devido a problemas de segurança. Esperemos que abra já no fim do mês como está prometido senão estamos cada vez mais reduzidos ao "cinema pipoca" dos centros comerciais.

Notícia: Público

5 comentários:

Anônimo disse...

O primeiro filme que vi no Quarteto foi o «Nostalgia» do Tarkovski, corria o ano de 1984, estava eu no 1.º ano da Faculdade...

Special K disse...

Foi há mais tempo que eu, quando vi a "Laranja Mecânica" foi em 1987, tinha 17 anitos.
Um abraço

João Roque disse...

Meu caro amigo
esta notícia entristece-me, naturalmente, já que foi o Quarteto um dos primeiros cinemas múltiplos de Lisboa, mas acuja programação foi sempre de bom nível.
Em relação ao desaparecimento das salas de exibição de filmes, aqui em Lisboa, acho que vou "repor" um post dos primeiros que fiz, e que, modéstia à parte, é um roteiro simpático por uma Lisboa cinematográfica, pràticamente desaparecida.
Abraço.

Special K disse...

É uma notícia triste mas espero que ainda tenha um fim feliz.
Quanto a esse post sobre a Lisboa cinematográfica desaparecida cá fico à espera.
Um abraço.

Sweet Porcupine disse...

Quando ouvi a noticia, so me apeteceu gritar contra tudo e todos......definitivamente um dos (poucos) bons cinemas de lisboa!

:(

Jocas lindo