sexta-feira, 31 de agosto de 2007

NA LISBOA QUE AMANHECE


"A noite é cega, as sombras de Lisboa
São da cidade branca a escura face
Lisboa é mãe solteira
Amou como se fosse a mais indefesa
Princesa
Que as trevas algum dia coroaram"
.
Sérgio Godinho, um dos meus grandes ídolos, faz hoje 62 anos.
Esta é uma das minhas canções preferidas, pela letra e pela música é daquelas que me arrepiam sempre que a ouço ao vivo.
.
Para não me repetir está aqui a letra da música:

SENADOR BICHA


O senador repúblicano pelo estado de Idaho, Larry Craig negou ser gay em conferência de imprensa realizada nesta terça-feira, 28/8 e reiterou que não fez nada impróprio, após ser acusado de "conduta lasciva", ao ser apanhado em flagrante ao tentar engatar um policia numa casa de banho pública do aeroporto internacional de Minnesota em junho.

"Eu não sou gay, e nunca fui gay", disse Craig, ao lado da esposa, em Boise, capital do estado de Idaho. "Não fiz nada indevido. Lamento por terem me declarado culpado. Reagi equivocadamente. Não me envolvi em nenhuma ação imprópria no aeroporto de Minneapolis", afirmou.

O Caso

Casado e pai de três filhos, Craig pagou multa de USD 500 (cerca de 370 EUR) depois de ser interrogado no Centro de Operações da Polícia do Aeroporto de Mineápolis pelo incidente na casa de banho pública. Segundo relatório policial revelado pelo site Rollcall.com, Craig foi apanhado em um dos urinóis do aeroporto ao tentar engatar o homem ao seu lado - um policia à paisana.

No relatório, Craig explicou o facto afirmando que urina com as pernas muito separadas e que pode ter tocado com o pé o homem que estava ao seu lado e que, em determinado momento, se inclinou para recolher um papel que estava no chão. Ainda segundo o relatório apresentado pelo site RollCall.com, o policia que registou a situação afirmou que não havia papel no chão e que, portanto, Craig não o recolheu. O legislador disse, através de porta-voz, que fez as declarações sem a presença de um advogado e que se arrepende de ter se declarado culpado.

A referida case de banho é um lugar conhecido como ponto de engate entre homens. Por isso uma operação policial foi montada para evitar casos do tipo. O senador é um dos maiores opositores de leis pró-gays no Senado


Notícia: Mix Brasil via Portugal Gay


Sim, pois... Agora diz que se baixou para apanhar um papel, logo com um "bofe" daqueles por trás... Me engana que eu gosto.


Senhor senador, não se preocupe que eu já passei pela fase de negação, o que vem a seguir é maravilhoso, garanto. A única diferença é que eu nunca discriminei ninguém. Vai-se a ver, e no fundo os homofóbicos são sempre gays frustrados, coitados...


Será que estas celebridades não têm juizo? Porque é que se deixam sempre apanhar em casas de banho públicas? Um bom engate, feito com classe, tudo bem. Na minha casa de banho, de preferência na banheira, óptimo! Agora num WC público, além de pouco higiénico é deprimente.


Para certos meninos eu abro uma excepção, este da foto pode-me engatar onde ele quiser e até já vem embrulhadinho e tudo.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

AMAR É POSSUIR

AMAR É POSSUIR

Amar é possuir. Não mais que o gozo
quero. Não sei porque desejas tanto
escravizar-me; escravizar-te. Quanto
menos me tens, mais me terás. Gostoso
é ser-me livre, alegre, escandaloso –
o peito aberto pra cantar meu canto;
os olhos claros pra ver todo encanto;
as mãos aladas, pássaros sem pouso.
Abre-me o corpo, vem dá-me o teu vale,
e a esconsa flor que ocultas hesitante,
pois o que falo o falo sem que fale
em tom de amor. Quero vaivem, espasmo -
um corpo a corpo num só corpo palpitante,
dois no galope até o sol de um só orgasmo.

NOSSA SENHORA DOS PECADOS

Não a vós adoro,
Nossa Senhora dos Pecados
mas aos meus pecados.
Por eles vos tive; e neles.
Por eles vos vi em Rafael.
Murilo
Angélico
Tintoretto,
nos vossos braços um menino lascivo.
Nossa Senhora dos Pecados sois;
dos meus pecados sois
os meus pecados sois
meus
sois.

Ildásio Tavares

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

SEMPRE A PASSEAR

"Havia um pessegueiro na ilha,
plantado por um Vizir de Odemira
Que dizem por amor se matou novo,
aqui no lugar de Porto Côvo"

domingo, 26 de agosto de 2007

O MEU CORAÇÃO ABRE-SE À TUA VOZ


Quando uma voz nos desperta as mais belas sensações.
Espero em breve voltar a Callas, nos 30 anos da sua morte.

sábado, 25 de agosto de 2007

TAVIRA


Pois meus amigos, o meu pequeno paraíso chama-se Tavira e é uma das mais belas cidades do Algarve. Longe do habitual rebuliço de outros locais algarve é das poucas cidades da região que consegue casar na perfeição o campo com a praia.
Em Tavira podemos apanhar o barco até à Ilha. A viagem até à foz do Gilão é muito agradável, não esquecer que estamos em plena Ria Formosa. A ilha é composta por um imenso areal que se estende por vários quilómetros. Entre as várias praias, da ilha a do Barril é uma das mais bonitas, famosa pelo seu belo cemitério de âncoras e pelo seu combóio que liga a zona balnear ao aldeamento de Pedras D'el Rei.
A parte de trás da Ilha, ainda virada para a Ria Formosa é um excelente viveiro natural de marisco. Se gostam de bons petiscos, posso recomendar a ameijoa ou a sempre fresquinha conquilha, tão abundante naquelas areias, e que confesso, é um dos meus mariscos preferidos.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

PRÉMIOS E DESAFIOS


Já aqui falei da Sweet Porcupine que me brindou o meu blogue com 5 estrelas. Porquinha não fiques zangada mas não posso devolver as estrelas e ficar só com a "pilita de ouro"?
É que, sabes.... Pra mim dava mais jeito...

Agora vamos à Angell, de início pensei que ela me estava a passar um desafio repetido: http://loverbiboyblog.blogspot.com/2007/05/o-jogo-dos-7.html


Mas afinal não, este está ainda relacionado com as tais das Sete Maravilhas e consiste em revelar quais as 7 coisas que mais me apaixonam na vida.

Para mim, que sou um homem de paixões e emoções, não é fácil reduzir todas a sete mas vou tentar:


1- Música é a minha grande paixão desde que me lembro de ser gente. Ao longo de 37 anos fui adquirindo um gosto por vários tipos de música, desde a ópera ao heavy metal. Tudo menos música Pimba, espero que estejas a ler Caracolinha. Mas hoje estás de parabéns, redimiste-te bem com aquele som da Siouxsie & the Banshees.

Costumo dizer que não gosto de ouvir música, gosto de a sentir, nem imaginam as figuras tristes que faço. Quando virem um tipo no comboio ou no metro com o seu MP3 a dançar sózinho e a fazer caretas, só posso ser eu.


2- Poesia, quem já visitou os meus cantinhos na blogosfera, já conhece o meu amor pelos grandes poetas, do Botto ao Eugénio, passando pelo "Fernando Pessoa mais seus 30 heterónimos que não vão caber nem nos Jerónimos".

Viram? Não sei escrever sem me lembrar de uma música ou poema.


3- Podia falar aqui de sexo, gajos bons e "pilitas de ouro". Também gosto, mas mais importante são os amigos; os pessoais e todos os outros que já fiz por aqui nesta pequena aldeia chamada blogosfera.


4- Cinema, outra das minhas perdições. Estou sempre a par das novidades mas a minha grande perdição são os clássicos: Peckinpah, John Ford, Michael Curtiz, Kubrick, Bergman, Rosselini, Pasolini, Truffaut, John Cassavetes, etc.

5- Natureza, animais e ambiente. Sou um amante da natureza, e reciclador compulsivo; se virem um tipo apanhar uma pilha do chão para meter no pilhão, lá estou eu de novo. Também adoro animais, por isso não tenho nenhum em casa. Primeiro, isso implicaria responsabilidades e como a casa até é pequenina não dá para ter um animal. Segundo a minha rinite alérgica não se compadece com pelos espalhados pela casa.
Adoro passear pelo campo, principalmente na Primavera quando está cheio de flores. No Verão, quando o calor aperta, gosto de praia, preferencialmente naturistas, outra paixão. Adoro a sensação de liberdade de andar nu em público e quem nunca experimentou a sensação de se banhar no mar sem roupa não sabe o que perde.


6- Arte, monumentos, museus e história. Desde os 14 anos que a minha vida está ligada ao Património histórico. Conheço já todos os grandes monumentos portugueses excepto o Paço dos Duques de Bragança que por acaso até fica em Guimarães cidade onde nunca estive.
Quanto a arte, falava especialmente em pintura. Não sou um grande conhecedor, mas acho que o fundamental é saber apreciar e sentir a beleza de um bom quadro. Neste domínio a minha preferência vai para os surrealistas e impressionistas.

7- Por último a paixão que me rouba grande parte das horas de lazer: A internet e a blogosfera em particular. Foi um vício que um amigo me passou e quase três anos depois continuo viciado.

Então aqui ficam as minhas sete grandes paixões, acho que pelo meio mencionei muitas outras mas como disse sou um homem de paixões.

Deveria passar este desafio a sete pessoas, mas vou deixá-lo ficar por aqui e quem quiser pode levá-lo para casa.
Agora sou eu a fazer o desafio: A foto foi tirada numa das minhas praias favoritas, alguém conhece?

DO YOU TAKE IT IN THE ASS?



E vocês?

Visto no: H2Omens

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

H2OMEM

Foto: Paulo Madeira
Olhares.com

5 ESTRELAS


A "Porquinha" mais doce da blogosfera deu-me a honra de considerar "O Melhor dos dois Mundos"um blogue de 5 Estrelas. muito obrigado Porcupine.
Para premiar uns tenho sempre que deixar outros de fora, por isso, Porcupine, desculpa mas não vou nomear ninguém em particular. As minhas 5 estrelas são todos os blogues que se encontram aqui ao lado.

Um abraço para todos e um beijinho especial e muito Ouriçado para a Porcupine.

domingo, 19 de agosto de 2007

PASSENGER



Sou passageiro num comboio sem destino,
assaltado por uma "Quadrilha Selvagem".
Sou passageiro, "Dançando à Chuva",
vou de "Casablanca" "Até à Eternidade".

Na fábrica dos sonhos,
Sou "Butch Kassidy" ou o "Sundance Kid"
sou "O Gigante" que dança com Astaire
e canta como Sinatra.
Aqui sonho com Gloria Swanson,
Ginger Rogers, ou Ingrid Bergman.

Na Terra dos Sonhos sou John Wayne,
Errol Flynn, indio e cowboy.
Na Terra dos sonhos,
Cavalgo contra o pôr-do-sol.

SOU DEBOCHADO E SEM MORAL


Nova direcção do PS é composta por "ovnis", "idiotas úteis"

As más políticas do governo socialista de Lisboa são encobertas com a campanha contra a Madeira. A acusação foi feita por Alberto João Jardim este sábado à noite no comício no Largo das Palmeiras no Porto Santo, A Madeira, a tentativa de calar a sua “voz” e as causas fracturantes como o aborto e o casamento dos homossexuais. Manobras para desviar as atenções, mas que mostram, na opinião de Jardim, “a pouca vergonha daquela gente de Lisboa”. E, como deixou claro, o casamento homossexual não é uma causa, “é deboche e degradação dos valores morais portugueses”.

Meus amigos quanto a vocês não sei mas se os valores morais são os do Alberto João, fico muito honrado por não os ter. E sim... Sou um debochado militante.

Notícia: DN

sábado, 18 de agosto de 2007

MARINHEIRO


Marinheiro, Marinheiro
Marinheiro de amargura
Por tua causa, Marinheiro
Vou baixar à sepultura...

As ondas batiam
E na areia rolavam
Lá se foi o Marinheiro que eu tanto amava...

O amor de Marinheiro
É amor de meia hora
O navio levanta ferro
Marinheiro vai embora...

José Mauro de Vasconcelos
"O Meu Pé de laranja Lima"
Foto: Pierre et Gilles

RICK & STEVE


A série Rick & Steve é a nova loucura entre a comunidade gay americana. devido ao seu humor corrosivo e políticamente incorrecto já foi mesmo considerada como uma versão gay de "South Park".
Rick é um jovem descendente de filipinos que vive com Steve, um maníaco da musculação.
Na série há também um casal lésbico, Kristen e Dana. Kisten pede ao amigo Rick ajuda para engravidar pois têm problemas em arranjar doadores de esperma. O pior é que Steve e a namorada de Kirsten não se dão nada bem.
Evan e Chuck são o outro casal da série. Chuck tem 50 anos, é seropositivo e vive com Evan de 19 anos que adora marijuana e anfetaminas para emagrecer.
A série passa no Canal Logo e ficamos à espera que alguém por cá a compre. Ainda tenho esperânça na RTP2.

Já agora por falar em RTP; "The L Word" is back.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

BOLERO





Coreografia de Maurice Bejart.
Lindíssimo, e aquele bailarino....

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

THE BIG GIVING

Foto: Chris Ratcliffe
Como estou com alguma falta de inspiração ponho fotos.
"The Big Giving" é o nome desta estátua do escultor alemão Klaus Weber que se encontra no Southbank Center em Londres.

LED ZEPPELIN





quarta-feira, 15 de agosto de 2007

BANHO DE CHOCOLATE

No Festival rock de Sziget na Hungria há lutas de chocolate. Aqui fica a sugestão para os festivais lusos.

Foto: Laszlo Balogh

CAVALHEIRISMO BRITÂNICO

LISBOA ENTRE AS 5 CIDADES ALTERNATIVAS PARA O TURISMO GAY


Londres, Barcelona, S. Francisco ou Nova Iorque são daquelas cidades imprescíndiveis em qualquer roteiro gay. E entre as menos conhecidas quais serão as melhores?

O 365 Gay escolheu as 5 melhores cidades e adivinhem quem está no top5?
Pois, a nossa Lisboa. Eu ainda nem consigo acreditar mas se eles acham que é assim...

«Lisbon, PortugalOne of the last cities in Europe to not be overly commercialized (you won't find a Starbucks or a single Pret-A-Manger), Lisbon retains an air of heritage and tradition amiss in other parts of the Iberian peninsula. Just like its neighbors, Lisbon offers sublime beaches, quiet cobblestone streets, great cuisine and modern hotels, but its the nightlife that's becoming iconic.

Though the gay scene in Lisbon is quite small, its quietly blossoming. Rule of thumb: dinner at 10pm, drinks at midnight, clubs at 2am, and the main club (Lux, Av. Infante D. Henrique, Armazem A, Lisbon) luxfragil.com/) at 4am... Glam-trashy Finalmente (Rua da Palmeira, 38, Bairro Alto, Lisbon) is a favorite for locals and visitors alike, and campy drag shows and hot Portuguese go-gos fuel the night for good-ol' gay times.»

Se este título pode parecer lisongeador ainda há muito a fazer. Eu já fiz uma ronda por alguns locais gay da cidade e encontrei boa gastronomia, bons bares e discotecas e até mesmo um festival de cinema gay e lésbico que, muito sinceramente, não sei como conseguiu sobreviver até hoje.
Lisboa tem também várias saunas, estive à porta de todas e nenhuma me inspirou confiança, em Madrid, pelo contrário, nem sequer hesitei. Não seria bom investir melhor na higiéne e segurança desses lugares?

Por fim para quando uma boa livraria especializada em literatura GLBT? Porque não uma coisa estilo Berkana em Lisboa? Será que não teria sucesso?

Não estou a desejar que Lisboa se transforme na S. Francisco da Europa, mas apenas que se torne mais acolhedora para todos os gays que cá moram e para os que nos visitam.
É só esperar que algum autarca iluminado descubra que o turismo gay pode ser bem rentável.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

CAROLINA


Carolina
Nos seus olhos fundos
Guarda tanta dor
A dor de todo esse mundo
Eu já lhe expliquei que não vai dar
Seu pranto não vai nada mudar
Eu já convidei para dançar
É hora, já sei, de aproveitar
Lá fora, amor
Uma rosa nasceu
Todo mundo sambou
Uma estrela caiu
Eu bem que mostrei sorrindo
Pela janela, ói que lindo
Mas Carolina não viu

Carolina
Nos seus olhos tristes
Guarda tanto amor
O amor que já não existe
Eu bem que avisei, vai acabar
De tudo lhe dei para aceitar
Mil versos cantei pra lhe agradar
Agora não sei como explicar
Lá fora, amor
Uma rosa morreu
Uma festa acabou
Nosso barco partiu
Eu bem que mostrei a ela
O tempo passou na janela
Só Carolina não viu

Caetano Veloso

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

PARABÉNS HITCHCOCK


Alfred Joseph Hitchcock (Londres, 13 de Agosto de 1899 — Los Angeles, 29 de Abril de 1980)

Alfred Hitchcok foi um dos mais populares realizadores do século 20. Mestre na arte do suspense conseguia pôr o espectador num elevado grau de ansiedade. O espectador geralmente, sabe sempre algo mais que a personagem e fica sempre agarrado para tentar saber o que vai acontecer. Com a ajuda da música e do jogo de luzes "Hitch" conseguia manipular as emoções do público.

A sua carreira tem dois grandes períodos distintos:

O período inglês (1922-1939) é talvez o mais criativo e o menos conhecido. durante este período rodou pérolas como "The The Pleasure Garden" (1925), "Blackmail" (1929), O Homem que Sabia Demais (1934) mais tarde seria alvo de um "remake" com Doris Day e James Stewart, "Os 39 Degraus" (1935) e "Sabotagem" (1936).
.

Cary Grant e Ingrid Bergman em Notorius (1946)

O período Americano:

Em 1940 roda o seu primeiro filme em Hollywood. Agora Hitchcock tem ao seu dispor as maiores estrelas do mundo do cinema. Laurence Olivier e Joan Fontaine são os protagonistas de "Rebecca", um dos seus melhores filmes, inspirado na obra de Daphne Du Maurier. O realizador inglês vai aproveitar ao máximo os recursos de Hollywood. grandes actores como James Stewart ou Cary Grant passam a ser presença regular nos sues filmes.

Mas é no universo feminino que "Hitch" vai buscar muita da inspiração dos seus filmes. É agora que aproveita para explorar um certo fetiche pelas loiras. mas não foram só loiras: Grace Kelly, Doris Day, Kim Novak, Eva Marie Saint, Shirley MacLaine e, claro, a deslumbrante Ingrid Bergman foram algumas das grandes actrizes que brilharam nos seus filmes.


Nas minhas memórias de Hitchcock, não podia deixar de falar de uma das coisas que mais me divertia: era sempre estar atento para ver quando "Hitch" apareceria num dos seus famosos "cameos". O realizador apareceu em muitos dos seus filmes, como figurante; ou era o homem que descia do autocarro em "Intriga Internacional", o companheiro do pianista em "Janela Indiscreta" ou apenas uma aparição numa foto em "Dial M for Murder".


Hitchcock faleceu em Los Angeles no dia 29 de Abril de 1929, poucos meses após ser condecorado pela raínha de Inglaterra.

domingo, 12 de agosto de 2007

TORGA E O DOURO

S. Martinho de Anta, 17 de Setembro de 1945

DOURO

Cai o sol nas ramadas.
O sol, esse Van Gogh desumano...
E telas amarelas,calcinadas,
Fremem nos olhos como um desengano.

A cor da vida foi além de mais!
Lume e poeira, sem que o verde possa
Refrescar os craveiros e os tendais
De uma paisagem mais secreta e nossa.

Apenas uma fímbria namorada,
Vermelha e roxa, se desenha ao fundo
O mosto de uma eterna madrugada
Que vem do incêndio refrescar o mundo.

Régua, 16 de Setembro de 1962

DOIRO

Suor, rio, doçura.
(No princípio era o homem ...)
De cachão em cachão,
O mosto vai correndo
No seu leito de pedra.
Correndo e reflectindo
A bifronte paisagem marginal.
Correndo como corre
Um doirado caudal
De sofrimento.
Correndo, sem saber
Se avança ou se recua.
Correndo, sem correr,
O desespero nunca desagua ...


Ferrão, 7 de Setembro de 1968

DOIRO

Corre, caudal sagrado,
Na dura gratidão dos homens e dos montes!
Vem de longe e vai longe a tua inquietação...
Corre, magoado,
De cachão em cachão,
A refractar olímpicos socalcos
De doçura
Quente.
E deixa na paisagem calcinada
A imagem desenhada
Dum verso de Frescura
Penitente.
Poemas: Miguel Torga
Fotos: Special K

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

CORAÇÃO


Meu coração está aberto a todas as formas:
É uma pastagem para as gazelas,
E um claustro para os monges cristãos,
Um templo para os ídolos,
A Caaba do peregrino,
As Tábuas da Torá,
E o livro do Corão.

Professo a religião do amor,
E qualquer direção que avancem Seus camelos;
A religião do Amor
Será minha religião e minha fé.

Jalal ad-Din Muhammad Rumi, (1207-1273)

DE NOVO A REFRESCANTE LEVI'S

Eu aqui entretido a ver velhos anúncios da Levi's e chego por cá hoje e deparo-me com a notícia que a marca americana já tem um novo anúncio a rodar nas estações americanas. Este novo comercial foi rodado em duas versões; uma hetero e uma gay. Vejam as duas e decidam qual a vossa preferida.







«"A Levi's sempre foi uma empresa muito progressista nesta área, tem uma marca muito credível", afirma Brian Graden, responsável pelo canal da MTV, ao site especializado Advertising Age. "Achamos que falar especificamente para a comunidade gay é uma aproximação inteligente por parte dos responsáveis de marketing. Temos estudos de mercado que nos provam que a nossa audiência tem uma afinidade muito maior com os anunciantes que tomaram uma decisão consciente de abordar a sua comunidade", acrescentou um responsável.»

Tirado do Diário de Notícias, via Portugal Gay

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

LEVI'S 501



Hummmmmm! Que delícia de anúncio...

Já que aqui estamos conheçam as 50 melhores cenas de sexo do cinema segundo o Independent Film Channel e o site Nerve.com:

http://ifc.com/news/article?aId=20710

Fonte: Lobby Gay

terça-feira, 7 de agosto de 2007

AS MULHERES E A PROCRIAÇÃO

Na Madeira, o cacique local continua a troçar impunemente das leis da república. No estilo trauliteiro a que os deputados do PSD-Madeira já nos habituaram , surgiu uma nova pérola:

"O aborto não será, com certeza, a primeira decisão de uma mulher porque é contra-natura. A função das mulheres é, precisamente, a da procriação" .
Rafaela Fernandes, advogada e deputada do PSD-Madeira, no parlamento madeirense a propósito da aplicação da lei da IVG na região.

Pois se a função das mulheres é a procriação porque é que esta senhora não fica em casa a coser meias e a dar à luz ninhadas de filhos? Pelo menos não tinhamos que ouvir barbaridades destas.
Será que para ela o sexo também só tem como finalidade a procriação?
Triste destino este das mulheres que não servem para mais nada.

Mal li esta notícia lembrei-me logo da grande Natália Correia e parece que não fui o único pois um deputado do PND fez questão de recordar este poema à bancada do PSD. O que também é estranho vindo de um partido ainda mais à direita do PSD.
Notícia: Diário de Notícias



Em antigas e acaloradas sessões na Assembléia da República, o deputado do CDS João Morgado dizia propósito de uma discussão sobre a lei do aborto: "O acto sexual só é justificável tendo por objectivo a procriação."
Não tardou a resposta em forma de poema da então deputada e poetisa Natália Correia:

Dedicado ao deputado João Morgado

Já que o coito - diz o Morgado
Tem como fim cristalino
Preciso e imaculado
Fazer menina e menino,
E cada vez que o varão
Sexual petisco manduca
Temos na procriação
Prova que houve truca-truca.

Sendo pai de um só rebento
Lógica é a conclusão
De que o viril instrumento
Só usou - parca ração! –
Uma vez. E se a função
Faz o órgão - diz o ditado –
Consumada essa operação
Ficou capado o Morgado.

Natália Correia

SUPERPILA?

Olá meus amigos, finalmente encontrei aquilo que andava à procura.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

CONSTRUÇÃO


Como eu gosto de ouvir a música e acompanhar as letras, aqui está uma das minhas preferidas do Chico:
Pela maneira como a letra vai variando talvez também se pudesse também chamar: "Desconstrução"

Construção

Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com seu passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Sentou pra descansar como se fosse sábado
Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe
Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago
Dançou e gargalhou como se ouvisse música
E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E se acabou no chão feito um pacote flácido
Agonizou no meio do passeio público
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego
Amou daquela vez como se fosse o último
Beijou sua mulher como se fosse a única
E cada filho seu como se fosse o pródigo
E atravessou a rua com seu passo bêbado
Subiu a construção como se fosse sólido
Ergueu no patamar quatro paredes mágicas
Tijolo com tijolo num desenho lógico
Seus olhos embotados de cimento e tráfego
Sentou pra descansar como se fosse um príncipe
Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo
Bebeu e soluçou como se fosse máquina
Dançou e gargalhou como se fosse o próximo
E tropeçou no céu como se ouvisse música
E flutuou no ar como se fosse sábado
E se acabou no chão feito um pacote tímido
Agonizou no meio do passeio náufrago
Morreu na contramão atrapalhando o público
Amou daquela vez como se fosse máquina
Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão feito um pacote bêbado
Morreu na contramão atrapalhando o sábado

Chico Buarque, 1971

Já agora este é um ano em grande para quem gosta da boa MPB. Já por cá passou o Chico, a Bethânia, Ney Matogrosso e até mesmo S. Ex. o Ministro da Cultura do Brasil. Só faltava o Caetano e ele vai estar no Coliseu nos dias 12 e 13 de Outubro. Já tenho lugar marcado para uma datas.

AVENTURAS TRANSMONTANAS

Para quem se interrogou sobre a localidade da postagem anterior aqui ficam mais uma pistas. É uma bela vila do nordeste transmontano, terra natal do poeta Guerra Junqueiro.


Pelas arribas do Douro em minúsculas e arrepiantes estradinhas com o termómetro nos 44 graus.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

EM PASSEIO

Olá meus amigos vou andar por fora cá dentro. Uma espécie de regresso às origens.
Volto na segunda feira

.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

CANÇÃO DE EMBALAR


Olá meus amigos. A lista de éditos já é grande mas não podia deixar passar esta data em claro. Hoje Zeca Afonso faria 78 anos, por isso escolhi uma das minhas músicas preferidas daquele que foi o grande escritor de canções da música portuguesa.
Há também uma razão infantil na minha escolha...
Sempre adorei canções de embalar.

Canção de Embalar

Dorme meu menino a estrela d'alva
Já a procurei e não a vi
Se ela não vier de madrugada
Outra que eu souber será p'ra ti

Outra que eu souber na noite escura
Sobre o teu sorriso de encantar
Ouvirás cantando nas alturas
Trovas e cantigas de embalar

Trovas e cantigas muito belas
Afina a garganta meu cantor
Quando a luz se apaga nas janelas
Perde a estrela d'alva o seu fulgor

Perde a estrela d'alva pequenina
Se outra não vier para a render
Dorme qu'inda a noite é uma menina
Deixa-a vir também adormecer

José Afonso
Cantares do Andarilho, 1968
Foto: Anne Guedes

Engraçado como em busca de uma imagem para este édito fui de novo parar às minhas origens blogosféricas.

CAMPFIRE

A ALDEIA DA BLOGOSFERA


Olá meus amigos, este blogue já fez recentemente sete meses e devo dizer que tem sido uma experiência muito interessante. Já tinha outros blogues antes de criar este e ajudou-me a quebrar um mito que eu tinha sobre a blogosfera: Sempre pensei que a blogosfera, mesmo a portuguesa, era um mundo enorme. Agora cheguei à conclusão que não passa de uma pequena aldeia onde todos se conhecem.


"O Melhor dos dois Mundos" , o nome era uma clara alusão à bissexualidade, talvez comece a ficar desactualizado pois à medida que me vou descobrindo sinto cada vez mais forte a minha homossexualidade.
Este nome traduz também uma ponte entre dois mundos na blogosfera; este, mais recente, e o outro que já faz quase três anos.

Quando criei este cantinho era minha intenção não haver qualquer comunicação com o outro, como se o Special K e o P... fossem duas personagens completamente diferentes.
Acontece que fui fazendo amigos por aqui e cedo reparei através das caixas de comentários que iam aparecendo pessoas que já me comentavam no outro mundo. O mais surpreendente contudo, foi quando no espaço de poucas semanas me apareceram novas pessoas(que eu não conhecia) a comentar nos dois lados. Essas pessoas continuam a comentar-me e eu pergunto-me sempre será que eles sabem? Pesa-me sempre na consciência, penso sempre que estou a ser desonesto.

Continuo a querer os dois mundos separados mas sou humano e cometo erros. Já comentei alguns de vocês com o nome errado o que levou, pelo menos uma pessoa a descobrir o meu outro cantinho. É só para dizer que são bem-vindos.

Afinal a blogosfera é mesmo uma aldeia onde toda a gente se conhece. Gosto dessa idéia, ficamos todos mais próximos, não é?

Obrigado por me aturarem durante estes sete meses e espero que continuem com paciência para me continuarem a aturar.

ENJOY RUGBY IN THE CAPITAL OF LOVE


Paris, a romântica cidade-luz, já contagiou os jogadores de rugby.

Mais um mito desportivo que vai abaixo.

O Campeonato Mundial de Rugby disputa-se em Paris entre os dias 7 de setembo e 20 de Outubro.
Se gostam de ver uma data de matulões em grandes amassos não percam!