segunda-feira, 13 de agosto de 2007

PARABÉNS HITCHCOCK


Alfred Joseph Hitchcock (Londres, 13 de Agosto de 1899 — Los Angeles, 29 de Abril de 1980)

Alfred Hitchcok foi um dos mais populares realizadores do século 20. Mestre na arte do suspense conseguia pôr o espectador num elevado grau de ansiedade. O espectador geralmente, sabe sempre algo mais que a personagem e fica sempre agarrado para tentar saber o que vai acontecer. Com a ajuda da música e do jogo de luzes "Hitch" conseguia manipular as emoções do público.

A sua carreira tem dois grandes períodos distintos:

O período inglês (1922-1939) é talvez o mais criativo e o menos conhecido. durante este período rodou pérolas como "The The Pleasure Garden" (1925), "Blackmail" (1929), O Homem que Sabia Demais (1934) mais tarde seria alvo de um "remake" com Doris Day e James Stewart, "Os 39 Degraus" (1935) e "Sabotagem" (1936).
.

Cary Grant e Ingrid Bergman em Notorius (1946)

O período Americano:

Em 1940 roda o seu primeiro filme em Hollywood. Agora Hitchcock tem ao seu dispor as maiores estrelas do mundo do cinema. Laurence Olivier e Joan Fontaine são os protagonistas de "Rebecca", um dos seus melhores filmes, inspirado na obra de Daphne Du Maurier. O realizador inglês vai aproveitar ao máximo os recursos de Hollywood. grandes actores como James Stewart ou Cary Grant passam a ser presença regular nos sues filmes.

Mas é no universo feminino que "Hitch" vai buscar muita da inspiração dos seus filmes. É agora que aproveita para explorar um certo fetiche pelas loiras. mas não foram só loiras: Grace Kelly, Doris Day, Kim Novak, Eva Marie Saint, Shirley MacLaine e, claro, a deslumbrante Ingrid Bergman foram algumas das grandes actrizes que brilharam nos seus filmes.


Nas minhas memórias de Hitchcock, não podia deixar de falar de uma das coisas que mais me divertia: era sempre estar atento para ver quando "Hitch" apareceria num dos seus famosos "cameos". O realizador apareceu em muitos dos seus filmes, como figurante; ou era o homem que descia do autocarro em "Intriga Internacional", o companheiro do pianista em "Janela Indiscreta" ou apenas uma aparição numa foto em "Dial M for Murder".


Hitchcock faleceu em Los Angeles no dia 29 de Abril de 1929, poucos meses após ser condecorado pela raínha de Inglaterra.

6 comentários:

Anônimo disse...

Excelente homenagem.
Dele marcaram-me 3:psico, os pássaros e janela indiscreta:)
Beijos

João Roque disse...

Amigo P.
Obrigado por esta visita ao mundo de Hitchcock, contigo a fazer de atento cicerone.
Agora vou-te fazer uma confidência, da qual me envergonho um pouco: uma das pouvas ou mesmo única fobia que tenhoé em relação a penas, portanto, passarinhos, pássaros e passarões, só bem longe (tinha até há pouco um ilustre confrade, que era I.Bergman...). Imagina o terror que não foi para mim, ver o filme "Os pássaros" com aqueles ataques e aquelas biqueiradas; de fugir...

RIC disse...

Ah que bem me soube agora ler todos aqueles nomes, uns atrás dos outros, sob a égide do espantoso Hitchcock!...
«Os Pássaros» e «Janela Indiscreta» são para mim inesquecíveis!
Obrigado, meu caro!

Special K disse...

Olá Gitas, são tantos filmes e entre a cinemateca, a RTP e os DVD nos jornais já vi quase todos. O meu preferido de sempre é a Janela Indiscreta, e tem aquele que é um dos meus actores preferidos do cinema americano, James Stewart.
Beijinhos

Special K disse...

Pinguim, não sabia que tinhas fobia a pássaros. Espero que a imagem não te tenha assustado Rssss.
A única fobia que eu tenho com pássaros tem a ver com pombos, são muito bonitos mas também dão cabo de tudo.
Um abraço

Special K disse...

Ricardo
Set te soube bem ler todos aqueles nomes, nem me imaginas o prazer que me deu só de os invocar. Por acaso há um filme que me faltou invocar, é sempre um dos mais esquecidos e é talvez aquele que nos dá uma melhor imagem do seu humor negro. Chama-se "O Terceiro Tiro".