terça-feira, 22 de maio de 2007

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE


DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

Em 2007, as comemorações internacionais do Dia Mundial da Biodiversidade terão por tema "A biodiversidade e as alterações climáticas".

Um estudo publicado em 2004, na Nature, sobre os possíveis impactos de um cenário de alterações climáticas moderadas em 1.103 espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis, borboletas e outros invertebrados, em 6 zonas ricas em termos de biodiversidade, mostrou que 15 a 37% das espécies poderão extinguir-se até 2050. Segundo um dos co-autores (Lee Hannah), o “estudo mostra que as alterações climáticas são a maior ameaça à biodiversidade”.

As alterações no clima irão causar ainda mais perturbação aos ecossistemas e espécies que já sofrem do efeito de outros factores negativos, como a perda de habitat, a poluição ou a introdução de espécies invasoras. As alterações far-se-ão sentir de forma directa (variações na temperatura, na precipitação, no nível do mar e na salinidade) e indirecta (p. ex. aumento dos fogos).

Cerca de 100 a 200 espécies de animais de habitats frios, como os pinguins e os ursos polares estão também a sofrer impactos negativos. Em 2004, descobriram-se 4 ursos polares cujas mortes foram atribuídas ao facto de agora eles terem de nadar grandes distâncias para encontrarem blocos sólidos de gelo. Para além disso, os ursos estão a diminuir em número e peso e têm problemas em hibernar na Sibéria.

Várias espécies de montanha vêem também ameaçada a sua sobrevivência, o que poderá conduzir à extinção de espécies endémicas. Um estudo feito com 1.350 espécies de plantas de montanhas europeias prevê que a taxa de extinção pode atingir os 60%. Espera-se também grandes mudanças na fronteira climática entre o mediterrâneo e as regiões euro-siberianas.

O aumento da temperatura da água dos oceanos tem provocado o embranquecimento e morte dos recifes de coral. Ao que parece, os recifes estavam já no limite de tolerância em termos de temperatura e, ao continuarem a sofrer pressões devido à poluição e destruição por embarcações, será difícil encontrar colónias resistentes ao aumento da temperatura do mar e propagá-las de modo a substituir os recifes que se vão perdendo. Os recifes de coral são pontos de biodiversidade, por vezes em águas pouco ricas.

O Sapo-dourado Bufo periglenes, que parece no logotipo do dia da Biodiversidade de 2007, ter-se-á extinto devido apenas às alterações climáticas. Muitas outras espécies pdoerão ter o mesmo destino, mas está nas mãos de todos evitar que tal aconteça!

Comemore o Dia Mundial da Biodiversidade poupando energia, utilizando racionalmente os transportes e os recursos e diminuindo assim a sua produção directa ou indirecta de gases com efeito de estufa (como o dióxido de carbono e o metano).

Tirado de: ICN

Um comentário:

Anônimo disse...

O pior é que já não vamos a tempo e isso está mais que provado:(
Beijos