sábado, 5 de julho de 2008

S. SEBASTIÃO


Há muito que não visitava o Museu Nacional de Arte Antiga. Apesar dos Tiepolos, das Tentações do Bosch e dos Painéis de S. Vicente, foi este Martírio de S. Sebastião de Gregório Lopes que me prendeu mais a atenção.

14 comentários:

Catatau disse...

É para isso que servem os museus: para nos surpreenderem - para nos enriquecerem! :)

Mas porque só agora é que reparas nesta obra? Calhou? Porque nunca se repara logo em tudo? Está num sítio diferente? Tem outra luz?
De qualquer forma é uma bela escolha.

Bom fim-de-semana, Special.

João disse...

Ai,o nosso santinho!!! Coisa mai'linda! Pose p'ra pintura!

Anônimo disse...

Espero lá ir um dia a esse museu.
S. Sebastião é uma das mais belas representações artísticas que existe, pois simboliza, em simultâneo, sofrimento e beleza.

João Roque disse...

Pois conhecendo a história do santo, quase apetece dizer que se por um absurdo, a Igrja aceitasse a homossexualidade, S.Sebastião seria obrigatòriamente o "nosso" santo patrono; talvez por isso a figura do santo, nas mais diversas manifestações artísticas, nos entusiasma tanto (estou-me a incluir, òbviamente); eu colecciono pinguins, mas conheço um amigo que colecciona imagens de S.Sebastião...
E acho que era um belo macho...
Abraço.

Anônimo disse...

É de facto uma tela linda.
Beijos

paulo disse...

é um quadro fantástico, só não sabia que era de Gregório Lopes, até achava que era anónimo... Eu só colecciono este santo em imagens digitais apesar de termos um exemplar esculpido em madeira. enfim, mas o museu merece bem as visitas e o café tem aquele terraço com uma vista fantástica sobre o Tejo.

Special K disse...

Catatau: catatau, essas podem ser algumas das razões. Ou então porque antes não estaria tão sensível ao tema ou porque só reparamos nos quadros mais famosos.
Este até está em grande destaque na sua sala.
Um abraço.

Special K disse...

Ophiuchus: É bem verdade, que coisa mais linda. E repara na face que matém aquele ar tão sereno a contrastar com toda aquela tortura.
Um abraço.

Special K disse...

Paracletus: É bem verdade, talvez por isso seja um dos temas preferidos de prácticamente todos os grandes mestres da pintura, escultura e até do cinema.
Se gostas de arte, ou apenas de visitar museus, olha que este é indispensável.
Um abraço.

Special K disse...

Pinguim: Quer a igreja católica aceite ou não, já é o nosso santo.
Um abraço

Special K disse...

Gitas: E é mesmo.
Um beijo

Special K disse...

Paulo: eu já vou coleccionando, em imagens digitais, todas as obras de arte que vou encontrando sobre o tema de S. Sebastião e são tantas!
Aquele terraço com jardim, virado para o Tejo, é qualquer coisa de belíssimo, vale mesmo a pena.
Um abraço.

Anônimo disse...

É sempre bom uma visita ao museu...

Special K disse...

Jasmim: E este museu é um encanto.
Bjs