domingo, 25 de maio de 2008

EUROVISÃO 2008

Teräsbetoni - Missä miehet ratsastaa

Andava há uns dias a tentar evitar o assunto mas hoje não consegui evitar. Esta é para mim a segunda vez em 20 anos que estou a acompanhar o Festival Eurovisão da Canção. Há dois anos um colega aconselhou-me a ver o festival e assim fiz. Nenhuma música se aproveitou mas diverti-me à brava a torcer pela canção da Finlândia. A música era má mas ver uma banda de hard-rock com aquele visual no FEC foi uma surpresa, ainda mais com uma vitória esmagadora. Nem o Eládio conseguiu disfarçar o seu desapontamento.



Este ano passei por acaso pela RTP e lá estava de novo a Finlândia com uma banda de heavy Metal. Apesar de não perceber nada gostei da canção, o som é bom e menos comercial que o dos Lordi. Só não gosto mais porque a lingua finlandesa me soa um pouco estranha.

A canção portuguesa, a comparar com todas as que me lembro dos últimos anos, até nem é má de todo, a mocinha tem uma boa voz e pareceu-me inteiramente cantada em português, o que já é uma melhoria em relação a anos anteriores.

Fora os metaleiros, o extremo mau gosto da canção espanhola, algumas imitações da Britney e as bailarinas de pernoca e rabo ao léu, parece-me que a canção da casa é mesmo uma das melhores. Não, Pinguim, não é por ti, gostei mesmo :)
Já agora o teu Déjan também deve ter gostado dos finlandeses.
Também gostei da Russia. Da canção, nem por isso, mas achei giro o rapazinho a cantar descalço ;)

E parece que o rapazinho russo ganhou mesmo.

Músicas em playback, uma deprimente imitação da Britney Spears em terceiro lugar. Além disso os metálicos finlandeses desta vez não ganharam.
Juro que não me apanham outra vez a ver isto.

24 comentários:

João Roque disse...

Eu, de uma maneira geral gostei do festival, muito por "culpa" da canção portuguesa, possívelmente das melhores que já apresentámos; e é curioso que na votação da segunda meia final, em que estava Portugal, das 19 canções, só a da Ucrânia teve mais pontos que nós; na final, hoje, esses votos foaram sugados pelos regionalismos e outras coisas afins; também outro facto curioso, é que na votação dos jornalistas que fizeram a cobertura do evento, a vencedora foi a canção portuguesa; depois houve canções boas, casos da Sérvia, Noruega, Croácia e uma ou duas divertidas sem serem estúpidas, como por exemplo a da Dinamarca; deprimentes a da Espanha, da França e da Bósnia; e como é que uma Britney Spears de terceira ordem grega, consegue quase vencer?
Abraço.

Special K disse...

Pinguim: Eu continuo a não gostar, desta vez fiquei só pela curiosidade de voltar a ver uma banda de heavy metal no festival.
Concordo contigo nas piores, a da espanha era mesmo má e quanto à Grécia só tenho a dizer que se uma Britney verdadeira já é mau então o que dizer de uma imitação.
Um abraço.

Anônimo disse...

Este ano tentei ver, mas desisti:)
Beijos

Anônimo disse...

E eu a pensar que já não existia... Imperdoável!
Bjocas

TUSB disse...

eu deixei de ver isso há uns anos... quando me dei conta que afinal quem vence raramente é a melhor musica... e eu sou um fã de metal, mas a musica dos Lordi para mim é simplesmente horrivel, e a deste ano estranhamente também não me convence... sim estranhamente porque sou um fã dos primeiros albuns de Helloween, Stratovarius, Edguy, Rhapsody assim como Sonata Arctica, Heavenly e até Dragonforce... (não sou só fã de musica francêsa hahah)
Multifacetado ftw! :D

Anônimo disse...

ó meu amigo!!! eu nem acredito que viste o Eurovisão deste ano!!! hehehhehe apanheite! mas anossa canção com aquela interpretação com grande garra merecia melhor!
No entanto fiquei satisfeita com o resultado; musica é forte a voz ótima e a interpretaçao excelente! Já se esperava que as "britneys" ficassem nos pincaros .... :( mas prontsssss no proximo ano há mais! :)

beijocasssss :)

Anônimo disse...

Eu nunca vejo o Festival, nem o Eurofestival (mas quando era miúdo, gostava muito). Desta vez, o que me apercebi foi que muita Lisboa só saíu de casa depois de ver o espectáculo. A coisa ainda arrasta multidões. :)

SP disse...

Como vem sendo hábito não gosto do Festival da Canção e desde que se estendeu aos países de Leste... melhor nem falar. Uma verdadeira panelinha... Eu voto em ti e tu depois votas em nós e vice-versa... E meia dúzia de belas canções com belo poema e boa voz ficam assim pelo caminho.
Pois!

Special K disse...

Gitas: Vê-se enquanto se navega pela net, assim não custa tanto.
Bjks

Special K disse...

Jasmim aquilo realmente já não existe. Já não tem nada a ver com o festival de quando eu era miúdo, as músicas são quase todas demasiado más.
Bjks

Special K disse...

é verdade Lua ( foi como em 2006 e apenas porque estava por lá uma banda de heavy metal. Para o ano há mais mas para mim não. Só se passarem por lá bandas como Slayer ou Kreator. Bem os Slayer não dá que são americanos.
Bjks

Special K disse...

Catatau: Acho que andava tudo convencido que a canção portuguesa ia lutar pelos primeiros lugares.
Um abraço.

Special K disse...

SP: Fico aliviado ao ler os vossos comentários. Depois de navegar pela blogosfera já estava convencido que era o único que não gostava de ver o festival. Olha que não são só os países de leste. Entre Portugal e Espanha notou-se uma simpática troca de votos assim como entre a Irlanda e Reino Unido. Isto pode-se explicar pela proximidade geográfica e da língua. Ainda assim há panelinhas de certeza.
Um abraço.

vieira calado disse...

Olhe, eu tive juízo.
Pura e simplesmente ignorei.
Cumprimentos

Special K disse...

Unfurry:
Já tinha reparado que tinhas uns gostos muito variados, assim como eu. Também gosto muito de todas as bandas que mencionaste, especialmente os álbuns de Helloween até ao "Keeper of the Seven Keys II". Só não conheço os heavenly.
Quanto aos Lordi também não achei grande piada, o metal finlandês tem coisas muito melhores. Os deste ano são um pouco melhores mas nada de especial.

Um abraço.

SP disse...

sim, special... mas já houve um tempo em que entre portugal e espanha a panelinha era só de um lado...

Luís Galego disse...

Curioso de facto, tambe,m eu vi o festival e fiquei desapontado com a classificação portuguesa...pese os rodriguinhos a cantora tem formação e canta bem...mas pelos vistos estamos fadados a só brilhar no atletismo.

Um abraço,

PS Para o ano concorremos nós...Os Blogfanáticos...

Special K disse...

Amigo Vieira Calado foi mesmo o melhor que fez.
Muito obrigado pela visita.
Um abraço

Special K disse...

Sp: Vá lá que as coisas vão mudando. Mas olha, cada vez que olho para o meu país mais me apetece ser espanhol.
Um abraço.

Special K disse...

Luís Galego: Já não é nada mau brilhar só no atletismo. Ao menos valha-nos a nossa Vanessa.
Pelo menos podemos organizar o Festival Europeu dos Bloguers Cantores.
Um abraço.

Luís disse...

Eu, quando era "pequenino", até gostava de ver estas coisas... Há dias fui apanhado pelas circunstâncias, mas nem sequer sabia ainda quem tinha ganho. Ver o festival da RTP ou o da EuroVisão é hoje quase como ir ao circo (ao Chen ou ao de Monte Carlo): divertido! Abcs,

Smile disse...

Ai o Festival ... o Festival... lá vai o tempo que via todos os anos. Foi pena a nossa não ter ficado melhor classificada .. acho que merecia. Mas enfim ... é a história do costume! Eles andam o ano todo à turra e à massa e depois votam todos uns nos outros... :-)
Bjs e um Big Smile

Special K disse...

Smile: Realmente folgo muito em ver que há mais pessoas na blogosfera que acham que isto já não tem piada nenhuma

Special K disse...

Meu caro Luís, não sou grande fã de circo mas mesmo assim acho mais divertido que isto.
Um abraço.