Entre os principais monumentos do nosso país destaco os Jerónimos, a Batalha, o Palácio de Sintra e o da Pena entre aqueles imprescindíveis em qualquer escolha.
Eu gostaria de saber porque é que o Palácio de Sintra é sempre tão marginalizado. Quem passa por ele pergunta sempre: "O que é aquilo?", "É uma igreja" ou então "aquele é que é o Palácio da Pena?".
O velho Alcazar árabe onde D. Dinis pernoitava quando vinha a Sintra foi transformado em Paço Real a mando do rei D. JoãoI e teve um papel muito importante durante toda a dinastia de Avis.
Segundo alguns historiadores foi ali que se fizeram os planos para a tomada de Ceuta; Foi naquele palácio que nasceu e morreu D. AfonsoV, "o Africano". Já após a restauração serviu de prisão ao infeliz D. Afonso VI, onde viria a falecer, segundo se diz, na tribuna da capela.
Além das duas fantásticas chaminés, o monumento é também detentor de uma magnífica colecção de azulejaria mudéjar, além dos primeiros azulejos de fabrico nacional, ainda do Sec. XVI.
Na visita destaca-se a magnífica Sala dos Brasões, a Sala das Pegas, e a Sala dos Cisnes que já recebeu alguns dos principais líderes mundiais.
Por ser o últimos dos Paços medievais portugueses, por ter uma arquitectura única, port ter duas magníficas chaminés que são o ex-libris da vila e por estar entre os 3 monumentos mais visitados deste país deveria figurar em qualquer lista das supostas maravilhas nacionais.
Voltando então às maravilhas, não vi o concurso mas pelo que me contaram, além de algumas gaffes, houve também a lamentável prestação de José Carreras em playback. Parece que aquilo fazia aquelas séries que a TVI passava com dobragens brasileiras. Não percebo como é que um músico de prestígio se presta a cantar nessas condições. Sempre pensei que o playback era só para os cantores pimba aparecerem nos programas da manhã.
Quanto às escolhas internacionais, nada a dizer, apenas tenho pena que Alhambra tenha ficado fora das sete escolhidas.
Quanto às nacionais nunca concordei com a escolha dos 21 candidatos. Houve alguns monumentos esquecidos e que deviam obrigatóriamente de estar lá.
.
.
Não sou historiador, apenas um autodidacta apaixonado pelo tema. Por isso se houver alguma imprecisão no meu texto sobre o Palácio Nacional de Sintra, agradeço que me corrijam.
A foto do Palácio foi tirada por mim e já tem uns aninhos.
3 comentários:
Também não vi.
Nas 7 maravilhas do Mundo ficou uma que sempre adorei:Tahjmahal, não sei se é assim que se escreve:)
Quanto ao palácio de Sintra tens toda a razão, já o visitei várias vezes e é belíssimo!
Beijos
Não sei se haverá alguma imprecisão no teu texto. Porém, sou suspeita. Trago Sintra no coração. Nasci e vivo em Sintra!
Também eu -infelizmente- já tenho ouvido algumas vezes interrogarem-se sobre o que é «aquilo»...enfim sem comentários!
Para mim ,será sempre uma das minhas maravilhas!
Obrigada por escreveres sobre o Palácio.
:-)
O Palácio Nacional de Sintra é uma das minhas muito boas recordações de infância: a minha mãe adorava Sintra e, sempre que posível, lá íamos nós a passeio até Sintra: um dia inteiro em cheio!
Toda a informação me parece correcta, mas também não sou historiador. Lembro-me bem de tudo o que fui ouvindo nas não poucas visitas como particular e como professor.
Quanto às maravilhas - nossas e universais -, hei-de pronunciar-me ainda esta semana. É que me apetece pôr pontos nalguns ii... Parece até que em Portugal só há mosteiros e castelos... Acho pobre e triste!...
Obrigado pelas recordações despertadas!
Um abraço!
Postar um comentário