domingo, 21 de outubro de 2007

HERMITAGE EM LISBOA

Pedro I, óleo sobre tela, 1717
Jean-Marc Nattier (1685-1766).

O Hermitage, em São Petersburgo, é um dos mais famosos museus do mundo. Foi a pensar em pessoas como eu, que não podem ir até à lindíssima cidade russa, que trouxeram uma pequena parte da colecção até nós.

A exposição “Arte e cultura do Império russo nas colecções do Hermitage: de Pedro, o Grande, a Nicolau II”, traz a Lisboa cerca de meio milhar de magnificas peças de pintura, escultura e artes decorativas que se estendem de setecentos aos início do século XX. A exposição centra-se na diversidade das personagens reais e na riqueza da vida de corte da dinastia imperial dos Romanov.
Entre as cerca de 500 obras patentes ao público, destacam-se: Retratos da família imperial, vistas de S. Petersburgo, trajos das czarinas e fardas da Guarda Imperial, assim como peças de mobiliário, baixelas e algumas das famosas jóias desenhadas por Fabergé.

A exposição vai estar patente entre os dias 26 de Outubro e 17 de Fevereiro na Galeria D. Luís no Palácio Nacional da Ajuda. Prev~e-se que seja apenas a primeira de uma série de três exposições que se realizarão entre 2007 e 2009 que antecedem a instalação de uma filial em Lisboa do célebre museu russo.

Mais informações em:
IPM.PT

4 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela dica.
beijos

João Roque disse...

É uma exposição que não quero, nem posso perder!

Anônimo disse...

Vamos???
;)

beijo grande **********

Special K disse...

Amiga quando quiseres, eu vou de certeza.
Jocas.