sexta-feira, 12 de setembro de 2008

11 DE SETEMBRO


E lá passou mais um dia 11 de Setembro, uma data que ficará para sempre marcada como uma das mais negras da história da humanidade.

Foi há sete anos que um grupo de fanáticos cometeu o mais horrível atentado terrorista da história da humanidade. Estes acontecimentos despoletaram outras guerras, novos confiltos, mais ódio e muitas mais mortes. Tanta coisa que custa a crer que foi só há sete anos atrás.



Também no dia 11 de Setembro, mas de 1973, dava-se no Chile o golpe militar que viria a instaurar a sangrenta ditadura de Pinochet.
Foi nesse dia que as tropas cercaram o Palácio de La Moneda, sede do governo onde se tinha refugiado o Presidente Salvador Allende. A resistência era impossível, para evitar ser capturado, Allende preferiu o suicídio.
Teve mais sorte que muitos dos seus apoiantes que escaparam com vida e foram encarcerados no Estádio Nacional do Chile, transformado em campo de concentração.

Apesar de figurar ao lado de Hitler, Estaline e Pol Pot, na lista dos maiores monstros do século XX, Pinochet não deixou de ser considerado como um católico modelo, pelo Papa João Paulo II durante uma viagem oficial ao Chile em 1987.

Isto lembra-me que muitas pessoas, à esquerda e à direita, classificam as ditaduras de acordo com as cores políticas ou motivações religiosas.

15 comentários:

J. Maldonado disse...

São as ambiguidades da política...
O 11 de Setembro de 2001 mexeu com a história contemporânea, pois alterou completamente a geopolítica mundial. O mundo nunca mais foi o mesmo desde então...
Quanto ao 11 de Setembro de 1973, representa a realidade mais cruel do período da Guerra Fria.

João Roque disse...

Curioso que o fim de Salvador Allende e o começo da ditadura de Pinochet aconteceu apenas 7 meses antes do fim da ditadura no nosso país; nunca tinha pensado nisso...
Espero que não haja mais dias 11 de Setembro como os que aqui bem recordas.
Abraço.

Anônimo disse...

Os católicos e o amor que têm às ditaduras de direita... Enfim...

Anônimo disse...

Ok.. vou ser contestado elo que vou escrever mas felizmente que o posso fazer!
Se é altamente condenavel o que aconteceu no 11 de setembro de ha 7 anos, desculpem-me mas é também condenável o alastrar da mesquinhice dos norte-americanos que em nome da tragédia resolveram "educar" o mundo ocidental com birrinhas sangrentas e regras à medida da pequenez de tão grande país... acho que posso numa palavra resumir o que quero dizer: Bush (só de o escrever me enojo, desculpem!)

Anônimo disse...

"Foi há sete anos que um grupo de fanáticos cometeu o mais horrível atentado terrorista da história da humanidade."

Ainda estou para perceber quem foi esse grupo de fanáticos...
Pesquisem "TV Fakery" no Google e perceberão... (mas continua a fazer-me muita confusão)
não vou dizer nomes, mas que tem um "W" meio tem!

Por outro lado, os civis americanos aprenderam que são comuns como outros quaisquer mortais...

Quanto ao Pinochet, serviu (e serviram-se dele) como serviu o Noriega e outros que a História não esquece... não sei é se aprende...

Anônimo disse...

Escreveste tudo e bem.
Beijos

Anônimo disse...

bom dia!
estou totalmente de acordo, a hipocrisia e os interesses falam sempre mais alto.
bom fim-de-semana!
bjs

Special K disse...

maldonado: Hoje trememos com as consequências do ataque terrorista do 11 de Setembro. Os americanos começaram a disparar a torto e a direito. Neste momento o mundo parece um barril de pólvora quase a explodir.
Um abraço

Special K disse...

Pinguim: Nunca tinha pensado nessa quase coincidência de datas. Da maneira como isto anda ainda devem vir por aí dias mais negros.
Um abraço

Special K disse...

Arion: Eles adoram tudo o que seja inimigo doa ateus comunistas, nem que para isso seja preciso desrespeitar os direitos humanos.
Um abraço

Special K disse...

Zapper: Não vais nada ser contestado, concordo com tudo o que diseste.
Um abraço

Special K disse...

Engine, eu já conheço todas as teorias sobre o que se passou nesse dia. Seja quem for que usa aviões como bomba só pode ser fanático, Seja um maluquinho nacionalista ou um tarado religioso, ou qualquer outro doido que possa ter patrocinado tal atrocidade. Esse do W é mauzinho mas há um McCain que me parece pior e aquela gaja que concorre a vice ainda me assusta mais.
Um abraço

Special K disse...

gitas: obrigado
Bjks

Special K disse...

estrela: Obrigado bjks

MrTBear disse...

Malhas que a história tece....
Porém acho que se deve julgar os actos (refiro-me à segunda parte do post) inseridos no seu tempo, não com os olhos do presente.

Abraço