segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A TORRE DE LA DÉFENSE


«A Torre de La Défense, quarta apresentação da KARNART C.P.O.A.A. em 2008, é um espectáculo baseado em La Tour de la Défense do dramaturgo argentino Copi (1939-1987).
Após a dupla abordagem de L’Homosexuel ou la difficulté de s’exprimer, em 2005 com três actrizes e em 2007 com três actores, num processo de pesquisa que visou investigar de que forma o género do intérprete influencia a criação de um personagem transgénero, a KARNART C.P.O.A.A. volta a Copi com um desconcertante texto que situa um casal gay, uma burguesa em ácidos e a sua filha, um travesti, um árabe e um americano na noite de passagem de ano de 1977, num apartamento do Bairro de La Défense, em Paris.


Jean, Luc, Daphnée, Micheline, Ahmed e John são o motor de uma complexa teia de encontros e desencontros. No húmus que este microcosmos social representa a KARNART encontra matéria-prima de primeira água para mais uma das suas criações artísticas de intervenção.
Prosseguindo a investigação do conceito em pesquisa no seio do colectivo desde a sua formação – o Perfinst©, neologismo resultante da união das quatro primeiras letras das palavras performance e instalação –, o espectáculo vê cada um dos dois actos do texto que lhe deu origem

alicerçados nas linguagens das artes performativa e plástica. Enquanto o primeiro acto é centrado no trabalho do actor, sem recurso a adereços e com uma marcada intervenção de movimento, o segundo revela-nos um universo de instalação pura no qual os elementos teatrais existem como peças soltas.»

Luís Castro

De 9 a 14 de Setembro na Culturgest

4 comentários:

pinguim disse...

A não perder!!!
Abraço.

gitas disse...

Deve ser interessante.
Beijos

Catatau disse...

Sedutor... muito sedutor. A ver se consigo...
(Será difícil - só conto ir a Lx lá para Outubro.)

Paulo disse...

nunca vi nada do grupo e também não sei se será desta... em todo o caso, obrigado pelo conselho!