sexta-feira, 28 de setembro de 2007

MALA NOCHE / MYSTERIOUS SKIN


Ainda durante a semana do Queer Lisboa vi estes dois filmes de uma assentada. Tudo numa tarde entre o King e o Nimas, à noite ainda houve mais cinema no S. Jorge. É assim quando se ama a sétima arte.

MALA NOCHE

Gus Van sant já se tornou um cineasta famoso, por isso é dificil de compreender como este filme tardou 22 anos a estrear em Portugal. "Mala Noche" foi a primeira obra do realizador americano que precisou de trabalhar dois anos numa agência de públicidade para a poder financiar. O filme foi rodado em 16mm a preto e branco e é uma adaptação de um romance semi-biográfico de Walt Curtis.

Walt trabalha numa loja de bebidas em Portland. Um dia conhece, Johnny um adolescente mexicano, imigrante clandestino que tem tanto de belo como de misterioso e por quem, Walt, se apaixona loucamente. Johnny recusa sistematicamente as aproximações do "puto" americano* o que só faz crescer ainda mais a sua obsessão pelo rapaz. Ao tentar manter-se próximo do mexicano acaba por se envolver sexualmente com Pepper, o melhor amigo de Johnny.
Um dia Johnny desaparece misteriosamente e Walt vê-se obrigado a acolher Pepe que fica gravemente doente...

* "Puto" no calão mexicano significa "maricas" ou "paneleiro"

Em "Mala Noche" o ambiente quase artesanal e a fotografia a preto e branco dão um encanto especial ao filme. Ao mesmo tempo também ajudam a acentuar o ambiente escuro, sujo e opressivo da cidade.

Site Oficial: Mala Noche
Realização: Gus Van Sant.
Com: Doug Cooeyate, Tim Streeter, Nyla McCarthy e Ray Monge
EUA, 1985
78 min
TRAILER
Em exibição no cinema Nimas.



MYSTERIOUS SKIN

Two boys. One can't remember. The other can't forget.

"Mysterious Skin" explora o drama de dois jovens abusados sexualmente em crianças pelo seu treinador de baseball.
Neil sempre teve consciência da sua homossexualidade. Aos 8 anos a mãe inscreve-o na equipa de baseball. Quando conhece o treinador, o fascínio é mutuo. Neil rápidamente se torna o melhor jogador da equipa, e não demora muito tempo para começar a frequentar a casa do treinador.

Por outro lado Brian, para desgosto do pai é o pior jogador da equipa. Uma noite acorda em casa com o nariz a sangrar. A sua mente recusa-se a recordar e começa a molhar a cama e a ter terríveis pesadelos.
Agora com 18 anos, Brian acredita que foi raptado por extraterrestres. Em busca de uma explicação parte à procura de Neil pois acredita que este tem a chave para resolver o mistério da sua vida.

Aos 18 anos, Neil vive com a mãe e passa a vida com Wendy e Eric, os seus melhores amigos. Ao mesmo tempo vai fazendo uns engates com homens da terra para conseguir ganhar algum dinheiro.
Joseph Gordon-Levitt é Neil McCormick e na minha opinião tem uma interpretação fabulosa neste filme. Concerteza se lembram deste jovem actor da série "O Terceiro Calhau a Contar do Sol".

Greg Araki, realizou este filme baseado num romance de Scott Heim. Simplesmente adorei este filme, concerteza uma das melhores obras estreadas este ano nas salas portuguesas.

Realização: Gregg Araki
Com: Joseph Gordon-Levitt,Brady Corbet, Michelle Trachtenberg, Elisabeth Shue, Mary Lynn Rajskub, Chase Ellison, Lisa Long, Bill Sage, George Webster, Jeff Licon, Billy Drago, Richard Riehle
EUA/Holanda, 2004
99 min.
TRAILER
Em exibição no cinema King

5 comentários:

João Roque disse...

Amigo P.
partilho totalmente a tua opinião acerca do "Mysterious Skin", que já conheço há uns anos quando da sua ronda pelos festivais gay e que só agora, mas enfim, chegou á exibição comercial aqui em portugal,
Quanto a "Mala noche" sabia que existia, que era o primeiro ou dos primeiros filmes de Van Saint, mas ainda não vi... claro que a "mula" já trabalha...
Abraço e bom domingo.

Special K disse...

Olá Pinguim, são dois belos filmes e que ainda estão em exibição em Lisboa, no resto do país não sei. Se não quiseres sobrecarregar a mula o "Mala noche" está no Nimas.
Um abraço.

Anônimo disse...

N�o mudou nada, continuo em sil�ncio para a semana.
Tem de ser.
beijos
sagitariana.
Deixei-te l� a resposta

Special K disse...

O silêncio nem sempre é de ouro.
Um beijo especial para ti amiga Sagitariana.

S.M. disse...

Ai estão dois filmes que queria ver... vamos ver se os apanho, antes que fujam. Beijinhos, Special