segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

O DIREITO À SEXUALIDADE



Sou uma pessoa de idéias e de ideais e gosto de lutar por eles. Um dos ideais porque me bato é por uma sexualidade livre e sem preconceitos.
Durante a campanha do referendo de 1998 muito se prometeu a nível de educação sexual nas escolas, até agora nada. O cardeal patriarca lá veio tocar no assunto e até já admite que possa haver aulas de educação sexual mas (há sempre um mas), só salvaguardando o dogma da castidade, ora bolas para ele.
Porque é que não se ensina na escola que um ser humano tem direito a usufruir da melhor maneira da sua sexualidade, com responsabilidade claro, mas sem tabus ou condicionalismos religiosos?
Porque é que não se ensina na escola que há várias maneiras de encarar a sexualidade, que há pessoas que se sentem atraidas por outras do mesmo sexo e que isto não deve constituir um estigma para ninguém?
Porque é que não se ensina na escola que um jovem pode iniciar a sua vida sexual quando se sentir preparado para isso e, ao tomar essa decisão deve ter em conta os riscos de uma gravidez indesejada ou de contrair doenças sexualmente transmissiveis?
É na adolescência que se desperta para a sexualidade, muitas vezes eles não estão preparados para isso e, não estão por nossa culpa, que somos mais velhos e não os preparamos para isso.

Um comentário:

wind disse...

Já há muitas escolas que dão Educação sexual e previnem e explicam por exemplo o uso de preservativo nos rapazes.
há uns anos dei uma aula de educação sexual a alunos de 3º ano de escolaridade e fui criticada por colegas, porque ainda não constava nos programas essa área. Quando dei essa aula, foi naturalíssimo, pois os alunos tinham quase todos irmãos e sabiam como se faziam filhos.
bjs