«Património mundial é orgulho concerteza, falta pôr no pedestal aqui não entra a pobreza.»
Sérgio Godinho
Estas escadinhas muito engraçadas são uma das principais vias de acesso ao centro histórico de Sintra. Todos os dias passam por aqui vários turistas a caminho do velho Paço Real e o que é que eles encontram neste magnífico roteiro sintrense?
Isto:
A porta aberta para a lixeira...
Casas em ruínas e emparedas com janelas abertas...
Há dois anos a Câmara mandou cobrir vários prédios abandonados com painéis de flores. Estes não duraram muito, poucos dias depois já tinham sido vandalizados. Os restos continuam pendurados pelas paredes. Alguém teve que amarrar as pontas que com o vento batiam nas cabeças de quem passava.
Por acaso as coisas até já estiveram bem piores nem imaginam a vergonha que era antes de emparedarem as portas e as janelas.
Só faltou mesmo fotografar a merda que costuma estar no chão, às vezes a quantidade é tanta que eu duvido que seja só de cão.
É assim a pobreza portuguesa. Sempre que me cruzo com turistas nestas escadas só me apetece pintar a cara de preto com tanta vergonha . Se isto fosse o Estádio da Luz o Sr. Seara estaria concerteza muito mais preocupado.