domingo, 1 de abril de 2007

AURORA



Não gosto deste tipo de generalizações: O Maior Português, a maior banda do Mundo etc. Dizem que Aurora é o mais belo filme de sempre, não sei se será, mas que é um filme lindíssimo, isso é.

Rodado em 1927, foi o primeiro filme da fase americana de Murnau e o primeiro a vencer um Óscar(ainda não tinham esse nome) da Academia em 1929.

Em Aurora o tema é o amor, a traição o crime e a redenção.
Margareth Livingston interpreta uma mulher, que vinda da cidade para passar umas férias no campo, vai desestabilizar a vida de um jovem casal de agricultores. Fascinado pela beleza e sofisticação da mulher da cidade, o rapaz (Geoge O'Brien) deixa-se convencer a matar a sua esposa (Janet Gaynor, fabulosa) e fugirem ambos para a cidade.

Numa das cenas mais marcantes do filme, o casal vai passear de barco e, quando ele a tenta atirar à água é atacado pelos remorsos e não é capaz, ao fugir dele vão ambos parar à grande cidade onde começa a grande viagem de redenção do casal.

A beleza plástica do preto e braco aliada à expressividade natural dos actores do mudo, são o que me faz adorar alguns filmes deste periodo, principalmente, Murnau e Fritz Lang.
Será um dos mais belos filmes de sempre? Talvez, pelo menos é um dos mais belos hinos ao amor.

Aurora - Sunrise, a Song of Two Humans, 1927.
Realização: Fw Murnau
Fotografia: Preto e Branco
Som: Mudo
Actores: George O'Brien, Janet Gaynor e Margareth Livingston

2 comentários:

wind disse...

Não sei, nunca vi.
beijos

Alma Nova ® disse...

Um hino ao amor é sempre belo, não tem tempo nem espaço. Um abraço.