segunda-feira, 5 de março de 2007

TINTORETTO NO MUSEU DO PRADO

St. George and the dragon c. 1555-58; Oil on canvas, 157.5 x 100.3 cm; National Gallery, London



O Museu do Prado, em Madrid, tem já em exibição uma das maiores exposições de sempre sobre a obra de Tintoretto. A colecção conta com cerca de 70 obras procedentes de alguns dos principais museus do mundo.

Esta é a maior exposição dedicada ao pintor veneziano Tintoretto (1518?-1594), a ser organizada desde a que esteve patente no Palazzo Pesaro de Veneza, em 1937. Reúne cerca de 70 obras procedentes dos principais museus e instituições europeias e norte-americanas que conservam trabalhos do artista e constitui a primeira antológica devotada a Tintoretto em Espanha, para além da única monográfica que se celebra no mundo em 70 anos.

Comissariada por Miguel Falomir, chefe do Departamento de Pintura Italiana do Museu do Prado, a exposição percorre a longeva carreira do mestre, mostrando a sua amplitude de registos e a sua dedicação a todos os géneros, dando especial destaque à sua dimensão como pintor narrativo religioso, onde alcançou maiores feitos. A mostra permitirá contemplar juntas, pela primeira vez em 400 anos, duas das suas obras-primas de temática religiosa, pintadas para a igreja de San Marcuola, em Veneza: “A Última Ceia” e “Lava-pés”, esta segunda pertencente ao Museu do Prado. Inclui igualmente algumas das suas principais composições mitológicas («Venus, Vulcano e Marte» da Pinacoteca de Munique; «Origem da Via Láctea» da Galeria Nacional de Londres) e exemplos da sua actividade como retratista provenientes do Museu de Arte de Filadélfia (EUA), do Museu do Louvre (França) e do Museu de Arte e História de Viena (Áustria).

A exposição aprofunda especialmente o processo criativo do pintor, concedendo grande importância ao desenho como instrumento de aprendizagem, experimentação e composição, assim como a aspectos técnicos integrados dentro do próprio discurso expositivo.


30-01-2007 a 13-05-2007
3ª-Dom: 09h00-20h00
Entrada: EUR 6,00
Reservas: (+34)913302800
Visitar o Prado e explorar a noite gay madrilena, é mesmo uma tentação...

2 comentários:

wind disse...

Era bom poder ir...
beijos

Anônimo disse...

Já falta pouco!!!!
Beijos lunares*