quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O NOSSO SANTINHO


Oração a S. Sebastião

"S. Sebastião, que, pelo suplício a que vos submeteram,
vos tornastes o médico que cura as feridas do corpo e da alma, afastai de nós as epidemias, as pestes, as doenças contagiosas, as dores físicas e morais (e alcançai-me a graça...) que ardentemente desejo. Amen."

Não, meus amigos, ainda não foi desta que me converti. No entanto para bom entendedor...

É precisamente no dia de S. Sebastião que anuncio que este ano de 2010 é o ano consagrado a este santo mártir, protector contra as doenças e a peste.
Como este semestre me debrucei um pouco no estudo das representações artisticas deste santo, resolvi regressar aos posts, exactamente com um artigo dedicado ao mártir.
Como digo Sebastião é o Santo protector contra as pestes e doenças contagiosas, por este motivo foi considerado o santo protector de toda a comunidade LGBT. Sim ou pensavam que foi pela iconografia do santo que o representa meio nu, amarrado a um poste com setas espetadas por todo o corpo?
É verdade, meus amigos, este é o ano do nosso santo. Sim, este é o nosso santo! O Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa pode ficar à vontade com o Santo António que a gente não o quer para nada. No entanto não deixa de ser sintomático, e quem sabe um bom presságio, que o ano em que se comemora o nosso santinho se tenha iniciado com a discussão do casamento entre pessoas do mesmo sexo. É verdade que a questão ainda não está decidida, a coisa ainda tem que passar pelo crivo de S. Cavaco. O problema é que, de um homem que concede a Grã Cruz da Ordem de Cristo ao Santana Lopes, pode-se esperar de tudo.

Eu posso não ser crente mas...

Com ou sem casamento
Com ou sem adopção
Com ou sem noiv@s de St. António
O que interessa é que o nosso santinho nos proteja.
Amen.

O S. Sebastião da imagem é da autoria do pintor bolonhês Guido Reni. É, na minha modesta opinião, o mais bonito e o mais sensual dos muitos que eu conheço.

3 comentários:

wind disse...

É de facto lindo:)
E viva o teu Santo!:)
Beijos

Bianca disse...

Excelente post. Parabéns e bom regresso neste tal ano santo.
Xi-coração,
da cabra

Anônimo disse...

Valha-nos S. Sebatião!!!!!

:)

bjs